CIMETOX

Angola conquista medalhas na Alemanha

Angola conquistou na 68ª Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos, terminada ontem, em Nuremberga, na Alemanha, dez medalhas, o mesmo número arrecadado na anterior edição.

 

Entre as dez medalhas conquistadas por Angola este ano estão três de ouro, duas de prata e cinco de bronze. A diferença significativa com o quadro do ano passado está no facto de terem sido atribuídas três medalhas de ouro, quando em 2015 o país tinha conquistado duas. Este ano, Angola levou à Feira de Nuremberga 16 projectos, menos três em comparação com o número apresentado na edição de 2015 do prestigiado evento internacional, onde o país participa ininterruptamente desde 2009. Uma das três medalhas de ouro conquistadas por Angola foi atribuída ao Centro de Investigação e Informação de Medicamentos e Toxicologia (CIMETOX), da Faculdade de Medicina da Universidade Lueji A’Nkonde, pelo soro experimental Murino contra venenos de serpentes. O remédio, ainda experimental, resulta de um trabalho de investigação científica desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Malanje, da Universidade Lueji A’Nkonde, em parceria com o Instituto Butantã, do Brasil, e o Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, de Portugal. A investigação que deu origem à produção do soro Murino foi desenvolvida por uma equipa de dez investigadores, liderada pela médica angolana Paula Oliveira, e da qual fazem parte dois cientistas do Instituto Butantã e um do Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Sistema automatizado

As outras duas medalhas de ouro foram conquistadas pelos inventores Ricardo Figueiredo e Pedro Queta, tendo este representado a Associação Angolana de Inventores e Inovadores Angolanos. A Universidade Lueji A’Nkonde conquistou ainda por intermédio do CIMETOX, uma das medalhas de bronze pelo projecto Desastrof, um sistema automatizado que permite dar uma resposta imediata a emergências químicas. O Desastrof, cujo projecto é coordenado pelo professor Rodelin Oliveros, é um “software” que permite identificar rapidamente as características fisio-químicas das substâncias envolvidas, o seu nível de toxicidade e assessorar o atendimento pré-hospitalar e hospitalar das vítimas. O Desastrof é um dos três elementos fundamentais de um programa criado pelo CIMETOX para a prevenção, preparação e resposta rápida às emergências químicas. Os outros dois elementos são a identificação dos principais objectivos químicos em Angola e a criação de um plano de recepção massiva de intoxicados para atendimento hospitalar. A Universidade Lueji A’Nkonde criou o programa pela necessidade de conhecimento das substâncias químicas existentes em cada país e dos seus efeitos na saúde e no meio ambiente. A Universidade Agostinho Neto conquistou três medalhas, sendo uma de prata e duas de bronze. A segunda medalha de prata foi atribuída ao inventor Coxi Artesão, que já tinha conquistado, há quatro anos, uma medalha de ouro. Também medalhados com bronze foram o inventor Márcio Raimundo e a própria Associação Angolana de Inventores e Inovadores Angolanos. Com as dez medalhas conquistadas este ano, aumenta para 58 o número de prémios semelhantes arrebatados pelo país desde que começou a participar na Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos, sendo 11 de ouro, 20 de prata e 27 de bronze. Os representantes de Angola no evento são habitualmente escolhidos na Feira Nacional do Inventor e Criador, mas o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiu cancelar a edição deste ano. Por este motivo, os melhores trabalhos e ideias seleccionados este ano nas “ante-câmaras”, nome por que são designadas as feiras de âmbito provincial, estão presentes no evento. Anualmente, a feira apresenta mais de 700 invenções provenientes de cerca de 30 países, avaliadas por um júri composto por investigadores e académicos das áreas da economia, investigação, desenvolvimento, medicina e tecnologia. A Feira de Nuremberga apresenta uma ampla gama de invenções, inovações e soluções para os diferentes problemas do Mundo. O principal foco das invenções está posto nas áreas de engenharia mecânica, indústria da construção, “hobbies”, desporto, engenharia e acessórios para automóveis, medicina, cosmética, agricultura, protecção do meio ambiente, equipamento de escritório, electrónica, computação, publicidade e “design” gráfico.

Voltar Imprimir O seu email não é valido
Organização
2014 © CIMETOX Todos os direitos reservados
Última actualização 2019-10-03